sexta-feira, 18 de maio de 2012

PATCHCOLAGEM - PAP

Genteee, hoje visitei um blog incrível, voltado a quem se interessa por trabalhos em apliqué ou patchoclagem. Tati e Nininha, as organizadoras do blog, compartilham vários riscos e sugestões que facilitam a realização desses trabalhos. Vale a pena fazer uma visitinha clicando AQUI.

Hoje vou compartilhar um PAP que retirei desse blog tão fofo que é o

Quem sabe você não se arrisca a fazer uma dessas artes no final de semana e depois mostrar para as amigas blogueiras?

PASSO A PASSO

Material:
  • camiseta, pano de prato ou toalha para receber a aplicação
  • retalhos de tecido estampado de algodão
  • ferro a seco
  • papel termo colante (TecLabel é de excelente qualidade)
  • molde com desenho


  • lápis 6B
  • linha para casear (Âncora)
  • agulha
  • tesoura


1º Passo: 
Copie o desenho escolhido no lado mais liso do  papel termo colante e  recorte-o deixando uma margem além do risco. Na foto abaixo, o pontilhado corresponde ao tamanho real do desenho e a linha cheia corresponde à margem a ser deixada.




2º Passo:
Escolha o tecido previamente lavado, deixando-o com a estampa virada para baixo e a seguir coloque o desenho do papel termo colante por cima.

3º Passo:
Passe o ferro sobre o desenho, evitando movimentos de vai e vem, apenas repouse o ferro sobre o papel por cerca de 15 segundos. Temperaturas muito altas podem provocar a evaporação da cola. O ideal é a temperatura de média para alta. Repita esse processo com cada parte do desenho a ser aplicada
sobre o tecido.

4º Passo:
Após a colagem, recorte na linha pontilhada do desenho, descartando a borda.


5º Passo:
Descole o papel do tecido, aplique as partes recortadas sobre a peça escolhida montando assim todo o desenho e finalmente passe o ferro de uma só vez, seguindo as recomendações descritas no 3º passo.

6° Passo:
Para finalizar e melhor fixar as peças aplicadas, arremate com ponto caseado.


Se  ainda tiver alguma dúvida, é só assistir esse vídeo que você vai se tornar
uma "expert" em apliqué. 


Ah, se não esqueça de deixar um comentário e caso faça seus trabalhos de patchcolagem, vem mostrar e contar prá gente como ficou.
Beijos e bom fim de semana.

9 comentários:

  1. Olá amiga!!! Como sempre ameeei a sua arte! O papel termo colante é realmente óootimo, uso em roupas! Vale a pena seguir as dicas ;) Parabéns gigante!!!

    Um super beijo e um maravilhoso fim de semana :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Flor,
    Q saudade das minhas visitinhas!!!
    Adorei a dica.
    Bem, hoje vim aqui te convidar para uma entrevista.
    Assim, daremos um destaque especial ao teu blog.
    Aguardo tua visita para que possa me repadssar um email de contato.
    Bjin, Simone

    ResponderExcluir
  3. Chris, adorei... tenho loucura pra fazer esse tipo de trabalho. Que post maravilhoso.
    Obrigada por compartilhar.
    Depois que passar essa correria toda da reforma aqui em casa, vou fazer...
    Lindo domingo.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga vim conhecer o seu blog e eu amei.
    Parabéns é tudo lindo.
    Bjs e até mais!
    http://artesanatosdadenise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo comentário querida!!!

    beijo com carinho

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo carinho Chris.
    Durma com os anjos.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  7. Oi querida Chris... vim te agradecer pela visita e dizer que estou bem... mas não o suficiente para trabalhar, hehehe... essa cirurgia foi mais difícil que imaginei... a recuperação é lenta mas estou me sentindo bem graças a Deus. Minha mãe e meu esposo amado não querem que eu nem pense em trabalho, dizem que é um tempo de ficar quieta... imagine, logo eu que gosto de fazer mil coisas, detesto ficar sem fazer nada... mas sei que é pro meu bem, quando puder volto a ativa. Grande beijo querida amiga, nos falamos. Tchau
    Claudia

    ResponderExcluir
  8. Estou inicindo aprender esses trabalho de patchocolagem. Seus pap é bem fácil de entender.


    Bjos Luzia

    ResponderExcluir
  9. Oi Chris!
    Não poderia deixar de passar aqui hoje para agradecer pela força e seu carinho! Obrigada de coração por dividir não só comigo e a mãe, mas com os leitores do blog um pouquinho da sua história! Temos fé que tudo vai passar! Beijinhos pra ti, Cá.

    www.rosaacessorios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir